quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Verdade, uma nova ideologia, por quê?

Escrevi sobre a verdade e deixei algo vago, nova ideologia por quê?
O desvelamento do poder político é a verdade a que me referia, fato inédito e agora possível a qualquer cidadão que tenha disposição para procurar nos noticiários das rádios, emissoras de TV, portais, blogs e até nas enciclopédias livres o que existiu, acontece e poderá ocorrer nesse ou naquele lugar.
Aos poucos a verdade deve se transformar no ar que respiramos, desvelado e aspirado ao gosto do indivíduo, disponível a todos que queiram viver.
É importante, contudo, saber que até as pessoas mais cultas e inteligentes da história da Humanidade tinham dúvidas e algumas delas fizeram disso a base de suas pregações. O medo de informar foi a base do terrorismo religioso e político durante milênios. Felizmente Gutemberg inventou a máquina de imprimir com tipos móveis e Martinho Lutero incentivou o estudo da Bíblia, assim recomeçaram as dúvidas e uma nova fase da humanidade. O alto custo dos livros e jornais e a dificuldade de acesso e as facilidades de censura, contudo, eram um empecílho até a generalização da internet, celulares, blogs, portais, youtube, facebook, twitter etc. e similares.
Acima de tudo a comunicação semeou a saudável dúvida. Nada mais perigoso do que a certeza absoluta (Princípios de Reconstrução Social) .
No exercício da Engenharia costumamos dizer para os amigos que o profissional mais perigoso é aquele com três anos de formado. Quando saímos da faculdade e iniciamos nossa vida de trabalho sentimos que nada sabemos diante de técnicos super-treinados e engenheiros mais antigos. Depois de três ou quatro anos, parece-nos que sabemos tudo, que somos capazes de fazer qualquer coisa, para, daí para frente, sentir que dominar a natureza é algo complexo, percebendo quanto precisamos aprender para, ao final de carreira, entender (talvez sem confessar) que precisaríamos estudar mais, aprender mais [aliás, vale a pena ver e ouvir extratos de palestras proferidas no 67º. SOEAA e 7º. CNP em (A formação do Engenheiro e ser Engenheiro)].
Acontece que sentimos que a internet está mudando também comportamentos políticos para melhor. Deles partiram mobilizações e guerras vilentíssimas.
Como era fácil enganar o povo.
Que mundo fértil para os ditadores quando a comunicação era complicada, de alcance restrito (e ainda é assim em muitos lugares).
Temos no planeta Terra agora um mundo de oportunidades [que só recentemente começou a usar as maravilhas da informática, cercado de antenas e satélites, da engenharia de software (mais uma vez Informática) e o fabuloso hardware dos PC que já cabem no nosso bolso]. Nossas máquinas fotográficas que eram caríssimas, usando filmes químicos, lentos e extremamente onerosos para aqueles que usavam bastante, agora podem ser adquiridas a baixo custo, “tirar” milhares de fotografias e (maravilha!) transmiti-las via internet. Mais ainda, podem ser usadas para filar, gravar conversas etc.
Uma coleção de equipamentos potencializa a comunicação exponencialmente.
A insegurança, efeito de maus governos, exige identificações de toda espécie. A educação pode ser enriquecida até por livros digitais. O EAD é uma realidade que só tende a melhorar. Museus e laboratórios virtuais acrescentam ferramentas de ensino inimagináveis há poucas décadas. Os telefones servem até para telefonar.
Ganhamos mais: a acessibilidade da pessoa com deficiência ao EAD pode dispensar, em muitos casos, a necessidade de locomoção através de cidades hostis. Tradutores automáticos, inclusive, permitem comunicação em muitas línguas. Logo será possível, em linguagem de sinais (é só algum time inteligente e competente quere fazer) agilizar a conversa presencial ou à distância sem sons. As legendas só não aparecem nos filmes nacionais, em quase todos os filmes científicos etc. porque o governo tem sido condescendente com as emissoras de TV...
Ou seja, como irão se esconder os maus políticos? Os governos incompetentes vão enganar quantos durante quanto tempo?
Estamos vendo ondas revolucionárias irresistíveis. O povo egípcio dá o exemplo. Aqui ainda elegemos pessoas para lá de suspeitas... Nossa esperança é essa nova e maravilhosa ideologia: a verdade.
Vamos ser militantes desse partido?

Cascaes
2.2.2011

Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: A formação do Engenheiro e ser Engenheiro: http://aprender-e-ser-engenheiro.blogspot.com/
Russell, B. (1958). Princípios de Reconstrução Social. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário