quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O projeto BEL – Banda Extra Larga e a educação técnica no Brasil

A universalização da internet e sua ampliação de capacidade graças às fibras óticas, plataformas potentes, notebooks, satélites, DVDs, pendrives, etc. e agora o fantástico Projeto BEL-100 [(COPEL, 2010) (Bel-100 conexão à internet)] e a decisão do governo federal de implementar a Telebras para o EAD (Ensino a Distância Inteligente) e outras finalidades (TELEBRAS) poderão ser a base para uma revolução na educação e ensino de profissões assim como em oferta de recursos de aprendizado modernos, futuristas.
Precisamos de mais e melhores profissionais. Apesar dos esforços temos barreiras nesse processo de educação dos futuros engenheiros, arquitetos, agrônomos etc. Em 2010, na 67ª. SOEAA (A formação do Engenheiro e ser Engenheiro), vimos palestras incisivas sobre esta questão. A demanda por profissionais de bom nível é flagrante e foi até assunto de muita discussão no CIETEP durante o ano de 2009 (Engenharia - Economia - Educação e Brasil) e no IEP, de onde tivemos o Projeto País.
Poderíamos ter um cenário melhor, não temos. Um indicador forte de regressão é descobrir nos alunos de terceiro grau a utilização das tenebrosas apostilas e a falta de boas bibliotecas. Pior ainda se lembrarmos da importância da inclusão da pessoa com deficiência, para quem, dependendo da opção que fizer, falta tudo.
Os profissionais já diplomados se debatem na obtenção de bons livros para o exercício de suas atividades e assim a fragilidade de obras e sistemas aparece com frequência em manchetes que nos envergonham e matam brasileiros.
Os livros convencionais são caros, normalmente desatualizados, limitados pelo preço e dimensões físicas, ocupam espaços, não oferecem facilidades para pessoas com deficiências sensoriais, intelectuais e motoras, não se prestam a ajustes de comunicação etc.
Com a evolução dos meios de comunicação, processamento de dados, redução de custos etc. os livros técnicos digitais – LTD podem ser já a solução para uma série de limitações dos meios convencionais de informação profissional. Com os livros elegem-se portais para a exposição permanente da biblioteca que será formada. A existência de portais de referência será objeto de mídia dos patrocinadores que viabilizarem bibliotecas de livros técnicos. Ou seja, algo que o Paraná poderá produzir em pouco tempo, em associação, se for o caso, com outros centros de geração de literatura técnica.
Por quê o Paraná?
Porque precisamos de material didático ajustado às nossas necessidades e, se possível, visando o tipo de desenvolvimento que desejamos para o estado.
A elaboração da biblioteca digital poderá ser também um ganho adicional a professores e especialistas que aceitarem o desafio de fazer os LTDs (Cascaes, Literatura Técnica Didática Digital - LTDD).
A edição de LTDs poderá ter o apoio dos fundos setoriais, Lei Rouanet, entidades de fomento cultural, nacionais e internacionais, e servirem de instrumento de mídia. Ou seja, serem gratuitos, de uso livre.
Aliás, lendo o livro “O Efeito Facebook” (Kirkpatrick, 2011) sentimos a possibilidade de se fazer algo semelhante e dedicado à formação de uma excelente biblioteca técnica em cima de contribuições com base na estrutura e recursos humanos que o Paraná dispõe e subutiliza (COPEL, SANEPAR, LACTEC, TECPAR, Universidades Estaduais, etc.).
A construção desta biblioteca é ato de interesse público e privado, pois cria mais uma base universalização da cultura técnica a serviço de todos, desde a mais humilde repartição pública até a autarquia ou estatal mais importante, assim como para qualquer indústria ou profissional independente
E nossa contribuição poderá servir o Brasil inteiro.
A maior parte dos estudantes universitários em nosso país é formada por pessoas de capacidade financeira reduzida, com limitações de consulta e de posse de livros técnicos de toda espécie.
Há uma enorme falta de livros técnicos bons em língua portuguesa, atualizados, cobrindo as exigências dos cursos regulares de nossas universidades. Temos também, repetindo, um ambiente de dificuldades financeiras para o estudante comum além da simples inexistência de livros. A solução exige uma mudança de paradigmas e a ousadia aliada à capacidade de implementação de soluções modernas e baratas.
Nota-se em livrarias convencionais que o livro técnico não é prioridade. Percebe-se que em suas prateleiras dá-se preferência àquelas obras mais populares. Em prejuízo do estudante e do profissional formado, a carência de fontes de consulta formais, feitas com qualidade didática, é flagrante e preocupante. Nosso país precisa crescer; como avançar sem uma base literária consolidada, atualizada e acessível a todos?
A competitividade depende da qualidade dos profissionais que, por sua vez, precisam de boas ferramentas para seu aprendizado assim como de ambientes escolares de boa qualidade e locais de trabalho inteligentes.
A criação de uma biblioteca de livros técnicos didáticos em ambiente da web, livros ofertados sem custo para os acessantes (custos de edição e operação mantidos por inserções de mídia, doações, fundos setoriais, recursos dedicados à cultura etc.), é uma forma de universalização da cultura técnica e de garantir uma base mínima de ensino profissional em todos os níveis com boa qualidade.
Pode-se, facilmente, criar roteiros para livros que seriam selecionados em concursos ou escolhidos por notória competência dos autores. Os cursos regulares têm para todas as suas cadeiras programas detalhados que podem ser roteiros para elaboração e seleção de contribuições.
Nas escolas as ementas dos cursos são um roteiro para a edição de livros, condição normalmente atendida dentro das universidades, muitas vezes de forma precária (apostilas, colagens, cópias não autorizadas etc.) em prejuízo do público interno e externo (à medida que não se criam condições de acesso à cultura técnica para o profissional já formado).
Os recursos de comunicação modernos permitem uma nova estratégia de apresentação da literatura técnica, algo absolutamente necessário diante dos desafios do século 21. Literatura em ambiente WEB, obras completas e feitas para esse fim, podem ser a base de consulta e estudo dos universitários e profissionais de nível superior.
Um exemplo extraordinário de bom uso da Internet é a Wikipédia, sucesso absoluto de enciclopédia, apesar de seus defeitos. A AMAZON (Books) dá um show e outros ambientes têm produtos, e no Brasil?
Entendemos que instituições com as atribuições, o prestígio e a competência das associações industriais existentes no Paraná poderão ser instrumentos de projetos a favor da universalização da cultura técnica em nosso país.
Com ação independente ou em conjunto com outras entidades há como produzir em prazo relativamente curto uma biblioteca de excelente qualidade.

Cascaes
22.2.2011


(s.d.). Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em TELEBRAS: http://www.telebras.com.br/
AEN. (s.d.). Bel-100 conexão à internet. Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em Impacto On Line: http://www.impactoonline.com.br/em-foco/bel-100-conexao-a-internet.html
Books. (s.d.). Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em amazon.com: http://www.amazon.com/books-used-books-textbooks/b?ie=UTF8&node=283155
cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em Ensino a Distância Inteligente: http://eadinteligente.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: A formação do Engenheiro e ser Engenheiro: http://aprender-e-ser-engenheiro.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 11 de 2 de 2011, disponível em Engenharia - Economia - Educação e Brasil: http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em Literatura Técnica Didática Digital - LTDD: http://ltde.blogspot.com/
COPEL. (2010). Projeto BEL, implantação de uma rede telemática aberta e neutra. Curitiba.
Kirkpatrick, D. (2011). O Efeito Facebook - Os bastidores da história da empresa que conecta o mundo. (M. L. Oliveira, Trad.) Rio de Janeiro: Editora Intrínsica Ltda.

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