quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os desaparecidos e a as catástrofes

Os desaparecidos e a as catástrofes
Talvez a maior angústia após as catástrofes pouco naturais que vemos pelos noticiários seja a angústia de pessoas procurando familiares e amigos desaparecidos. Imaginamos a tortura da esperança frustrada, o tempo que passa sem resultados e o “esfriamento” das autoridades em relação aos problemas do flagelado. Infelizmente uma tragédia substitui outra como prioridade de atenção.
No Brasil, principalmente em regiões mais distantes das centrais de jornalismo das grandes emissoras de TV, já passamos por situações gravíssimas, simplesmente esquecidas após algum tempo. Os rios desaguam no Atlântico e o que não levam para o oceano enterram sob a lama e o lodo por onde passam.
O comportamento emocional do nosso povo cria focos de atenção importantes, mas distantes de temas que poderiam evitar a repetição dessas tragédias, que para os desaparecidos e seus parentes continuará forte. Nesse caso, graças às facilidades de comunicação e ao porte das pessoas atingidas, as reportagens estão aprofundando um pouco mais o desafio de viver em terra sem governos competentes.
Podemos até, por distração de aposentado, contar o tempo que as emissoras de TV consomem com programas lúdicos ou simplesmente inúteis. Naturalmente, sendo comerciais, prendem-se ao que seus patrocinadores decidem. Precisamos, contudo, insistir no tema sobrevivência, bom governo, avaliações técnicas.
Não precisamos de congressos faustosos em lugares turísticos, mas de empenho com os recursos mais simples e talvez melhores de comunicação na mobilização do povo. O mundo WEB precisa entupir-se de blogs, filmes, reportagens espontâneas do que aconteceu na região sudeste, por exemplo, algo que vimos em outras regiões. Não podemos esquecer.
Por exemplo, quantos blogs foram feitos para registrar as catástrofes dessas últimas décadas? Temos sugestões (Cascaes, Blog, um recurso poderoso).
Sim, precisamos relembrar o que aconteceu em todos os estados e colocar fotografias, artigos, análises, filmes, depoimentos etc. em documentos digitais para conhecimento de todos que se interessarem pelo assunto. Para compensar a omissão nesses temas temos muito material em torno das neuroses estrangeiras, talvez pagas por fundações ricas.
Vemos muito pouco, por exemplo, sobre a enchente que matou centenas ou milhares de pessoas no vale do Rio Tubarão (A catastrófica enchente do Rio Tubarão em março de 1974). Meus conterrâneos já a esqueceram? Isso é ruim, péssimo. Ótimo para quem pretende vender imóveis expostos a acidentes. De qualquer jeito, talvez por efeito de eventos similares, alguns documentos começam a surgir, imperdíveis para quem procura soluções reais (Estudo já mostrava como evitar problemas de enchentes em SC, 2008) e para se evitar a alienação de nossas autoridades em algumas regiões mais expostas a catástrofes.
Infelizmente não se recupera facilmente a alegria de viver daqueles que ainda estão vivos e perderam muito nessas catástrofes. Pior ainda, inúmeras crianças terminam abandonadas, famílias morando em barracos improvisados (Barboza), desmoralização de trabalhadores que sonhavam construir seu espaço pessoal etc.
O que sentimos é que não podemos esperar mais. Ou os cidadãos mais conscientes assumem suas responsabilidades e usem seus conhecimentos a favor do povo brasileiro, ou continuaremos a criar pessoas traumatizadas, não pela omissão das autoridades formais, mas pela ausência de todos nós.
É bonito rezar e fazer doações durante uma semana a favor das vítimas das catástrofes, melhor será trabalhar para que coisas dessa espécie não se repitam. Precisamos, onde for impossível evitar tragédias, investir para que se reduzam seus efeitos deletérios sobre os brasileiros.

Cascaes
25.1.2011

Estudo já mostrava como evitar problemas de enchentes em SC. (24 de 11 de 2008). (A. Brasil, Produtor) Acesso em 25 de 1 de 2011, disponível em ESTADÃO.COM.BR/Brasil: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,estudo-ja-mostrava-como-evitar-problemas-de-enchentes-em-sc,282919,0.htm
Barboza, S. (s.d.). Acesso em 25 de 1 de 2011, disponível em Habitação social-urbanismo: http://habitao-social.blogspot.com/2010/12/links-para-baixar-as-apresentacoes-do.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 28 de 1 de 2011, disponível em Mirante da Defesa Civil: http://mirantedefesacivil.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Blog, um recurso poderoso. Acesso em 31 de 1 de 2011, disponível em Criar um blog: http://criarumblogamador.blogspot.com/2010/08/blog-um-recurso-poderoso.html
José Müller, G. B. (s.d.). A catastrófica enchente do Rio Tubarão em março de 1974. Acesso em 25 de 1 de 2011, disponível em Projeto Fundação Sabor Natureza: http://www.strallos.com.br/eco/downloads/muller.ppt

Nenhum comentário:

Postar um comentário