quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A democratização da informação e a sustentabilidade

Algo muito elegante, especial mesmo, é a atenção do eng. (Decio Michellis Jr.) que sempre nos envia informações sobre o seu trabalho.
Em 26 de janeiro de 2011 recebemos um email com dois PPT de apresentações que faria no Congresso (Energy Generation Congress Latin America). Respondi-lhe pedindo autorização para fazer comentários sobre os slides via youtube e colocação em blog. Maravilhosamente ele concordou e assim ganhei a oportunidade de falar sobre diversos detalhes contidos nessas apresentações, que mostro no blog (Engenharia - Economia - Educação e Brasil).
Ou seja, podemos exercitar um diálogo não presencial com riqueza de detalhes e sem restrições de acesso, exceto poder usar a internet. Isso é importantíssimo numa civilização perdulária, que se acostumou a ver o quintal dos outros e não analisar seus comportamentos. Queremos, enfatizamos a validade do (O Não Transporte) que, podendo ser substituído por um bom modelo de urbanismo, somado a outros meios de racionalização do uso de espaços, energia, telecomunicações, internet e recursos naturais poderão até reverter processos de degradação ambiental.
Agora, se queremos que tudo aconteça, os empreendedores e gestores municipais, estaduais e federais devem ter competência e disposição para tomar decisões menos demagógicas e mais eficazes.
No Setor Elétrico, talvez o mais amadurecido dos existentes no Brasil em termos de organização e lideranças, podemos ver discussões e temas como os defendidos pelo engenheiro Décio Michellis Júnior (“Sustentabilidade: como empreendimentos bons se tornam ruins” e “Impactos ambientais da termogeração a gás natural e sua relação com a sustentabilidade”).
Melhor ainda, graças à internet e sistemas de comunicação, viabilizar acessos e comentários do jeito que fiz no blog citado (Cascaes, Engenharia - Economia - Educação e Brasil).
Isso nunca foi tão importante quanto agora. As catástrofes e desastres, que já se transformaram em rotinas no noticiário do Brasil (que assim dispensa vulcões, terremotos, maremotos, furacões etc.) demonstram, mostram que precisamos rever lógicas de governo, algo que tem sido motivo de diversos artigos nossos nesse espaço que o jornalista e amigo Alcy Ramalho Filho nos ofereceu em seu Jornal Paraná Político.
Com imenso pesar sentimos o Brasil derivando para lógicas suicidas de administração de estado, entupindo-se de leis mal feitas e com algoritmos de decisão equivocados. O resultado disso, como já dissemos, é viver num país em que descobrimos a ausência de tudo e a criação de mais e mais repartições, assessorias, cargos privilegiados e compromissos lúdicos caríssimos em detrimento da boa Engenharia, do Urbanismo inteligente (exponencialmente mais importante diante da migração rumo à cidades) e da preocupação com o futuro da Humanidade.
As teses em torno da “sustentabilidade” somam-se às de acessibilidade, segurança, confiabilidade e direitos humanos em geral, que induziram a ONU a criar indicadores e propor ações com metas de curto e médio prazo (Portal ODM). Algo que no Brasil felizmente já conta com bons promotores.
A discussão ampla e a educação de lideranças precisam, contudo, de otimização de informações, racionalização de eventos, otimização de discursos e acima de tudo honestidade intelectual.
A atitude do Eng. Décio foi exemplar e aqui quero lhe agradecer publicamente a oportunidade de ser chato à distância.
Um grande abraço ao Décio Michellis Júnior e parabéns ao Grupo Rede pela qualidade de seu colaborador.

Cascaes
8.2.2011

(s.d.). Fonte: Portal ODM: http://www.portalodm.com.br/
AGÊNCIAWLD. (s.d.). Energy Generation Congress Latin America. Acesso em 8 de 2 de 2011, disponível em EnerGen LatAm 2011 - Congress & Exhibition: http://www.energenlatam.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 19 de 1 de 2011, disponível em Engenharia - Economia - Educação e Brasil: http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). O Não Transporte. Acesso em 8 de 2 de 2011, disponível em Cidades e o Transporte Coletivo: http://jcbcascaes.blogspot.com/2010/03/o-nao-transporte.html
Decio Michellis Jr. (s.d.). Acesso em 8 de 2 de 2011, disponível em Matriz Limpa: http://www.matrizlimpa.com.br/index.php/2010/09/decio-michellis-jr/771

Nenhum comentário:

Postar um comentário