quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Governo responsável e as tragédias brasileiras

Governo responsável e as tragédias brasileiras
Desde as catástrofes causadas pelas chuvas até os acidentes em nossas ruas nota-se a ausência flagrante do Governo, entendido de forma ampla. A inacreditável Constituição de 1988 criou uma babel que confundiu mais do que ajudou. Nosso povo, ainda imerso na alienação ou ignorância, não percebe quanto perde esquecendo o Brasil após o voto obrigatório de dois em dois anos.
Tudo isso pode mudar se deixarmos de acreditar no governo com padrões atenienses, de quase três milênios passados, e passarmos a usar a tecnologia a nosso favor.
O voto direto é possível e uma alternativa poderosa que, no mínimo, diminuiria o poder de grupos organizados em torno do Poder Executivo, poder que teoricamente tem a responsabilidade de governar o país.
O Brasil dá um show mundial com as urnas eletrônicas (Wikipédia), vamos usá-las mais frequentemente?
Com a vigilância do Judiciário temos condições de “ir à missa” votando semanalmente e sequencialmente em projetos de lei criados por ONGs e órgãos de classe, usando a internet para debates, trocas de experiências e estabelecimento da vontade popular.
O Parlamento em todos os níveis (municipal, estadual e federal) foi importantíssimo após a última, esperamos que seja a última, Constituição Federal. Cada artigo da atual Constituição e de suas similares nos estados e municípios precisavam de leis, decretos, códigos, normas etc. para a operacionalização desse esforço que já passou por dezenas de emendas. Agora chega!
O custo dos parlamentos é monstruoso se ponderarmos a eficácia dessa instituição. Só o Congresso Nacional (Congresso brasileiro é o que mais pesa no bolso da população em comparação com os Parlamentos de onze países) vai custar, além do que já gasta, quase 700 milhões de reais por ano ao contribuinte. Para quê? Para termos reizinhos tipo Sarney [(Azevedo) (Cutrim)]? O Wikileaks está divulgando detalhes que nossa Polícia não sabia e o povo estava cansado de ouvir falar...
Liberdade exige responsabilidade e o povo deve dispensar intermediários, sempre que possível.
O voto direto torna-se viável da mesma maneira que as fábricas e fazendas agora dispensam operários usando máquinas automatizadas, computadores e a WEB. Só precisamos de cuidado para não transferir nosso voto para fundações e cantores estrangeiros, que virão aqui para induzir os brasileiros a optar pelos seus interesses.
Felizmente essa invenção norte americana, a internet (Menezes), pode ser melhor usada e até aprimorada, se necessário. A internet é fantástica. Com ela podemos ter centenas de emissoras de TV, milhões de estações de rádio e usar o EAD, livros digitais infinitamente melhores do que os livros de papel e com custos simbólicos, jornais digitais, blogs, portais, sistemas de comunicação interpessoal de todo tipo etc. ( “etc.” é importante, pois estamos longe de esgotar opções de uso).
Se com a internet é possível racionalizar atividades privadas, mais ainda será possível no Poder Legislativo, sem intermediários.
Vimos as catástrofes, teremos muitas a mais. É só andar pelas cidades em dias de chuva que perceberemos a evolução de problemas, só esperando chuvas mais fortes para provocar desastres. A violência e a corrupção são manchetes diárias. Também podemos ler que a indústria mundial aprimora computadores, sistemas de transmissão de dados, softwares etc., viabilizando até o Wikileaks (Wikileaks Us Strong) e a demonstração inequívoca das sacanagens de nossos barões.
Vamos mudar para melhorar o Brasil, sem parlamentos fechados, dispensando intermediários e com o voto direto?

Cascaes
22.1.2011

Azevedo, R. (s.d.). Família Sarney. Acesso em 22 de 1 de 2011, disponível em Veja: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/familia-sarney/
Congresso brasileiro é o que mais pesa no bolso da população em comparação com os Parlamentos de onze países. (s.d.). Acesso em 22 de 1 de 2011, disponível em Transparência Brasil: http://www.transparencia.org.br/docs/parlamentos.pdf
Cutrim, J. (s.d.). WikiLeaks disponibilizou dados de conta de Roseana Sarney e Jorge Murad nas Ilhas Caymans. Acesso em 22 de 1 de 2011, disponível em Jornal Pequeno: http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/?p=12747
Menezes, E. (s.d.). Uma breve história da Internet. Acesso em 22 de 1 de 2011, disponível em Innovatio ou Seja Extinto: http://www.openinnovatio.org/2010/06/06/uma-breve-historia-internet/
Wikileaks Us Strong. (s.d.). Acesso em 2011 de 1 de 2011, disponível em Wikileaks: http://213.251.145.96/
Wikipédia. (s.d.). Urna eletrônica brasileira. Acesso em 22 de 1 de 2011, disponível em Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário