domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aprender a pensar

Na introdução do livro (Introdução à Filosofia) de Martin Heidegger ele diz que “Mesmo que não saibamos expressamente nada sobre filosofia, já estamos na filosofia porque a filosofia está em nós e nos pertence... filosofia não é nenhuma “disciplina”. Filosofar não é coisa de habilidade e técnica, muito menos um jogo de incursões desordenadas. Filosofia é filosofar e nada além disso.”
Gostar de pensar e trocar conceitos, opiniões e orientações sobre o que possa justificar nossa existência, algo transcendente ou tão simples que seja demonstrável com facilidade, é bom para quem gosta de pensar com mais profundidade sobre causas, razões, situações e efeitos da vida e do Universo.
Naturalmente é tema delicado quando tratado entre pessoas convictas de suas ideias, principalmente religiões, ideologias e outras espécies de certezas que já mataram muita gente.
O livro (Um Café para Sócrates) mostrou uma situação muito própria aos parisienses, talvez mais difícil por aqui. Na capital da França respira-se liberdade e os franceses adoram polemizar, conversar sobre temas difíceis. É uma metrópole cosmopolita ao extremo, rica em história e cenários culturais. Vivendo lá somos afetados pelo seu espírito questionante e ao mesmo tempo livre, tolerante ainda que exigente. Não foi impossível para Marc Sautet descobrir um lugar e pessoas para conversar sobre Filosofia, doutor e preocupado em ampliar a arte de sua profissão.
O livro de Marc Sautet (Wikipédia) é fantástico, mais ainda porque traz a lembrança de situações que vivemos espontaneamente numa década em que nos sentíamos capazes de tudo, os anos sessenta do século passado. Em São Paulo e depois em Itajubá convivemos com pessoas extraordinárias, viabilizando conversas incríveis.
A receita do “Café de Sócrates” é interssante, infelizmente de realização difícil quando não se descobre locais semelhantes próximos da gente. Felizmente vivemos em tempos de internet, recurso de comunicação que deverá crescer de capacidade e soluções para comunicação. Com essa expectativa imaginamos um blog para Sócrates. Se Sócrates não bebia café, com certeza não sonhava com a internet, demo-nos a liberdade da mesma ousadia formando um blog (Um Café para Sócrates) onde quem quiser poderá se manifestar colocando teses dentro das regras que aos poucos construiremos.
O que, quando sendo engenheiros, arquitetos, jogadores, aposentados , etc. e perplexos com nossa “realidade”... ainda mais na qualidade de brasileiros, eleitores e vacinados, vendo tudo o que acontece à nossa volta ganhamos a convicção de que precisamos aprofundar a questão “pensar”.
Somos bombardeados diariamente por inúmeras teses, imagens, depoimentos e histórias, será isso tudo saudável? Eficaz? Estamos realmente evoluindo?
Com certeza ganhamos recursos fantásticos para crescer em todos os sentidos, mas devemos desenvolver ao máximo a nossa capacidade de enfrentar argumentos, discursos e posturas ideológicas, filosóficas, metafísicas etc. e manter a calma, ouvir com atenção, ou ler, e pensar, pensar muito antes de responder.
Se a retórica era a forma preferencial de Sócrates se comunicar, hoje precisamos de outros métodos, afinal o mundo cresceu e não só os atenienses querem discutir ideias, pensamentos.
Na aldeia global em que vivemos, tão próximos quanto desejarmos de quem se interessar em trocar opiniões conosco, podemos evoluir muito se com humildade quisermos “ouvir” e de forma ousada expor o que acreditarmos.
Fomos educados a esconder nossos instintos, pensamentos, a ser simpáticos, simplesmente.
De que valeu isso?
A mediocridade impera graças à omissão de quem poderia fazer algo. Talvez pensando em Sócrates e Diógenes (Diógenes de Sínope) ainda sonhamos com a possibilidade de encontrar pessoas que nos ensinem e orientem de forma adequada num mundo em que a melhor receita é ser idiota, deles é o reino da felicidade.

Cascaes
15.2.2011

Diógenes de Sínope. (s.d.). Acesso em 8 de 2 de 2011, disponível em Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3genes_de_S%C3%ADnope
Heidegger, M. (2009). Introdução à Filosofia. (M. A. Casanova, Trad.) São Paulo: WMF Martins Fontes.
Sautet, M. (s.d.). Um Café para Sócrates. (V. Ribeiro, Trad.) José Olympio.
Wikipédia. (s.d.). Marc Sautet. Acesso em 8 de 2 de 2011, disponível em Wikipédia: http://fr.wikipedia.org/wiki/Marc_Sautet

Nenhum comentário:

Postar um comentário