domingo, 7 de novembro de 2010

Surpresas de viagem

Fizemos um passeio com muitas dúvidas iniciais e, ao final, a certeza de termos conhecido um país diferente e extremamente interessante, sabendo, contudo, antes de desembarcar em Bogotá, que iríamos conhecer uma região com muita história, histórias de povos que estão na América há milênios e de uma região riquíssima, tendo justificado ações predatórias e sistemáticas dos colonizadores europeus e impérios coloniais (inclusive norte-americano).
Obviamente um país que enfrenta as FARC e tem dentro de suas fronteiras milícias e cartéis de drogas é preocupante, mas a verdade é que a segurança que sentimos passeando por três de suas cidades (Cartagena, Bogotá e Zipaquirá) foi muito maior do que vivendo em Curitiba.
Logo descobrimos as delícias dos refrescos que preparam com coco. Em Cartagena, principalmente, sabem usar essa fruta que, aproveitada de forma adequada, é extremamente saudável, lembrando, contudo, que exige alguns cuidados (algo que nosso povo do Nordeste conhece bem mas desperdiça oportunidades de exploração, criando produtos produtos atraentes). Registrando e usando a Wikipédia: “O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos. A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol. Já o coco maduro é contraindicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue...Cem gramas de coco maduro fornecem 266 kcal (quilocalorias) e 100 miligramas de água de coco, 22 quilocalorias.” Depois dessa descrição ganhamos a convicção de que aproveitamos bem nossos aperitivos, pois tinham as boas qualidades que a saúde recomenda para quem já está no meio dos sessenta. Por quê tanta ênfase? Mais uma vez, os cartagineses fazem maravilhas com o coco, inclusive em pratos diversos usando camarões e lagostins.
Pois é, e tem história. Cartagena de Índias, cidade fundada em 1533 é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além do aspecto monumental de suas fortificações, guarda parte significativa da história latino americana em suas ruas, fortalezas e fortins, igrejas e sobrados (com belíssimos balcões) e em alguns lugares os espaços ajardinados, internos, surpreendendo quando, entrando por alguma porta, descobrimos um restaurante ou bar cercado de flores, folhagens e arcadas.
Mais do que tudo é o gosto e respeito pelas artes do povo colombiano que impressiona. Estátuas externas (destaque para Botero) e internas (não roubam para fundir o metal delas) e o batuque no centro de praças de Cartagena mostram gente que aprecia sua cultura e a preserva com cuidados especiais. Em Bogotá 52 museus (vimos alguns geniais) permitem passear pela história e cultura, principalmente a latinoameriana.
E, como já tínhamos notícia, vimos o Transmilênio em Bogotá, um sistema de transporte coletivo urbano semelhante ao nosso (feito com assessoria de curitibanos), com aprimoramentos importantes e grande capricho na execução das obras de canaletas, ruas, calçadas, ciclovias, passarelas, viadutos e sistemas de drenagem.
Zipaquirá é uma pequena cidade com cuidados especiais a favor do cidadão e, também, com belezas especiais. Perto de Bogotá, é fácil visitá-la.
Infelizmente ficamos pouco tempo na Colômbia, onde pretendemos voltar com mais calma e condições de conhecer tudo o que oferece.
Cascaes
7.11.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário