Educar é muito mais do que ensinar, escolarizar. Educar é transmitir valores sociais, ética e comportamentos. Obviamente podemos educar e ser mal educados, mas, racionalmente, o que interessa à sociedade é que seus cidadãos saibam viver em comunidade e nela cresçam de acordo com as oportunidades e potenciais de cada um, respeitando e valorizando as melhores qualidades individuais e de interesse comum.
A formação de um adulto começa no berço e não termina nunca. Precisa, contudo, de ambientes sadios para criar uma personalidade adequada à sua época e ambiente. Cidades grandes são arquipélagos culturais, têm diversidades, formas e bases diferentes. Esse é um desafio que todo professor percebe quando muda de bairro ou escola. Não é simples, é um grande desafio que obriga nossos mestres, quando sob bom governo, a estudarem sempre, (algo mais fácil, atualmente, graças ao EAD (Cascaes, EAD e seus formatos, 2010), salas virtuais, à internet) e, principalmente, a se transformarem em líderes de pais e filhos.
Existem ações, contudo, que dependem de modelos e vontade de praticá-los.
Sabemos da importância da escola e mais ainda da família. Assim, nada melhor do que a aproximação de pais e alunos em ambiente escolar. Professores vivenciando comportamentos familiares saberão dirigir melhor suas estratégias educacionais, assim como aprenderão com os pais experiências de lares eventualmente complexos, desafiadores. Obviamente, nas salas de aula e pátios de colégios palestras, cursos, prática de esportes, leitura, debates etc. serão oportunidades valiosas para uma população, mal preparada para as responsabilidades familiares, desenvolver - se, entender melhor os seus filhos e ajudá-los a crescer, a serem vencedores. Finalmente, é mais do que evidente a sensação de afeto que qualquer criança ou jovem percebe quando nota a presença dos pais ao lado em seu local de aprendizado escolar.
Em Curitiba o Programa Comunidade Escola vem crescendo com essa preocupação e já obtendo resultados extremamente empolgantes, como tivemos a oportunidade de ver e registrar no blog (Mirante do Comunidade Escola, 2010). Um aspecto espetacular é ver o entusiasmo de professores e professoras nesse trabalho, que desenvolve atividades sob orientações de especialistas de diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC e coordenação da Dra. Liliane Sabbag.
Os resultados obtidos demonstram o sucesso e a importância do voluntariado bem conduzido. É gratificante descobrir pessoas dedicadas e empolgadas com o Programa Comunidade Escola, passando o dia com as crianças, trazendo disposição para ajudar a educar uma garotada que será o nosso futuro, bom ou mal, tudo dependendo de nós.
A verdade é que descobrimos lá uma Curitiba diferente, comunicativa, alegre e de gente simples, sem afetação. Nosso povo é bom e se está, muitas vezes, sob o domínio de bandidos, é pela ausência daqueles que poderia mostrar outros rumos.
Temos problemas graves na capital paranaense. Por falhas diversas algumas comunidades se transformaram em fortalezas do tráfico de drogas. Em outras, gente sem preparo para a vida em grandes cidades luta para sobreviver de qualquer jeito. O esforço social necessário à redenção de migrantes, pessoas deserdadas pela história de nosso país, é grande e precisa ser maior. Para isso o voluntariado é importantíssimo, inclusive para orientar ações políticas de maior profundidade.
Tivemos, para reforçar essas palavras, outras experiências como, por exemplo, nos projetos que o professor Nilson Pegorini empreendeu (e mantém) nesses anos em que o conhecemos, em parceria entusiasmada com o professor Tosihiro Ida e o time do Lions Batel, FAE, Colégio Bom Jesus, FIEP (Ações ODM em Curitiba e RMC), Sanepar, UFPR, Clube Santa Mônica, ONGs e comunidades da Região Metropolitana de Curitiba. Vilas como a Zumbi (Projeto Zumbi - Mauá), Mauá, Ana Maria, Liberdade (PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA), Audi (Projeto Sol Nascente na Vila Audi) foram e são o alvo desse trabalho, nem sempre facilitado por aqueles que deveriam ter interesse na ação social de voluntários. Eventualmente encontramos barreiras inacreditáveis e situações absurdas...
Em Curitiba, o aspecto empolgante, é notar a atuação da própria PMC organizando e estimulando essa atuação no ambiente das escolas.
Um programa, o Comunidade Escola, para fazer a gente acreditar no futuro.
Cascaes
23.12.2010
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 23 de 12 de 2010, disponível em Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 23 de 12 de 2010, disponível em PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 23 de 12 de 2010, disponível em Projeto Sol Nascente na Vila Audi: http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 12 de 23 de 2010, disponível em Ações ODM em Curitiba e RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (2010). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (2010). EAD e seus formatos. Fonte: Ensino a Distância Inteligente: http://eadinteligente.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário