segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A COPEL e o Plano Estadual de Banda Larga

Comunicação é a base do relacionamento humano.

Desde os primeiros sons, registros gráficos e até mesmo outros padrões de sensibilidade fizeram do ser humano uma espécie animal viva, forte, dominante, que desenvolvendo o cérebro agora impera sobre a Terra e, entre semelhantes, cria distinções significativas.

O século 21 traz o desafio da racionalização, da sustentabilidade, da utilização criteriosa de espaços, energia, recursos naturais e maximização da criatividade, da inteligência para que as barreiras e riscos à sobrevivência de todos sejam vencidas sem a miséria, a fome, guerras, sem a mútua destruição.

As descobertas e desenvolvimentos dos três últimos séculos deram à humanidade um poder inimaginável, principalmente quando conseguiu se desligar de atavismos e medos que paralisaram nações.

Nas últimas décadas do século 20 e nessa primeira do terceiro milênio ganhamos produtos incríveis graças à capacidade de alguns povos de transformarem em produtos o trabalho de pesquisadores extremamente inteligentes, super equipados, trabalhando em laboratórios e indústrias de ponta.

Temos, assim, por exemplo, os computadores, as fibras óticas, os foguetes e satélites, sistemas lógicos de toda espécie aproveitando propriedades de chips fantásticos feitos em cápsulas cada vez menores e mais poderosas. As propriedades da luz, das fibras óticas e dos semicondutores criaram um espaço infinito para os matemáticos e físicos e, lá na ponta final, softwares geniais. Infovias, os cabos de fibra ótica e seus acessórios são as estradas do progresso.

E agora? Como aproveitar isso tudo?

No Paraná felizmente o estado preservou a COPEL, uma holding que abriga profissionais excelentes que, bem administrados, podem muito. Essa estatal, ainda responsável pela energia elétrica no estado, dispõe de milhares de quilômetros de cabos de fibra ótica embutidos em suas linhas, além de centrais de telesupervisão e telecomando, domina técnicas de automação e, naturalmente, de telecomunicações e processamento de dados em geral.

Maravilhosamente dentro da Copel alguns de seus profissionais ousaram, criaram e agora colocam nas mãos do Governador a possibilidade de uma coleção infinita de projetos a favor do Paraná. Naturalmente a primeira reação é política, tem o cacoete paranaense, a paixão pela agroindústria. A preocupação com a educação, o respeito ao que seu povo mais humilde deseja vem em seguida, na convicção de que esse é o caminho da evolução.

Assim vimos com satisfação que:

(http://softwarelivre.org/portal/governos/plano-estadual-de-banda-larga-do-parana-sera-a-primeira-internet-popular-do-brasil)

Atendendo a uma solicitação do governador Orlando Pessuti de utilizar de forma mais intensiva e socialmente mais abrangente sua estrutura na área de telecomunicações, a Copel está se preparando para lançar um modelo inovador de inclusão digital. O anúncio da novidade foi feito nesta terça-feira (29) pelo presidente da Copel, Ronald Ravedutti, durante a reunião semanal da Escola de Governo.

....

O Plano Estadual de Banda Larga também abre condição financeira às administrações municipais para implantarem as chamadas “cidades digitais”, que leva aos cidadãos a infraestrutura de serviços para acesso público a partir das novas tecnologias e redes telemáticas.

“A viabilização deste plano só é possível porque boa parte da infraestrutura de rede já existe por meio da Copel”, afirma Ravedutti. “No Brasil, não há outro Estado com condições tão favoráveis para a implantação de um programa de universalização do serviço de banda larga ao cidadão, a instituições e a empresas, o que certamente se constituirá num diferencial competitivo insuperável para o desenvolvimento do Paraná”.



Ou seja, com o entusiasmo do Governador Orlando Pessuti a COPEL dá continuidade ao seu projeto BEL, Banda Extra Larga, ainda que aos poucos ganhando outras denominações.

Com a COPEL o governo implementa, operacionaliza e oferece ao povo do estado do Paraná mais uma etapa de apoio ao seu desenvolvimento em todos os seus ambientes, da indústria ao lazer. O futuro só dependendo, é claro, da continuidade, da disposição dos próximos governos e seus parlamentares de efetivamente entenderem quanto tudo isso é importante e vital ao desenvolvimento do Estado do Paraná.

Teremos eleições, aí a responsabilidade será de todos nós, votando certo, conscientemente e com a disposição de não perder a COPEL, duramente defendida, agora acrescentando aos seus serviços o BEL, transformando-se no Plano Estadual de Banda Larga.

Cascaes

29.7.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário