terça-feira, 3 de agosto de 2010

Apagões culturais e tecnológicos



O Brasil é um país complexo e confunde mais do que esclarece tentar entendê-lo.

Paixões e vícios antigos podem criar problemas tão graves quanto já os tivemos no passado, quando diversas vezes o Brasil se viu travado por aventuras e desventuras empresariais e políticas.

Futebol é a paixão que move multidões assim como o carnaval e as férias em direção à alienação total. Somos um país meio zen e meio realista demais, duro, violento, selvagem, corporativo, frio. As estatísticas criminais e as greves absurdas que o digam.

Vimos que o futebol mobilizou profundamente o Governo, sempre atento aos desejos de seus eleitores. Até limites de endividamento foram relaxados... E temos um gerenciamento draconiano pelo Banco Central contra o povo, juros em cima dele. Para pagar tudo: tarifas, pedágios, impostos, taxas, encargos, despachos e carimbos.

Nossos projetos de Engenharia deixaram de brilhar pela qualidade. O primeiro anúncio é o preço final, que ninguém acredita, põe fé. Lapso de memória ou ato falho? Pensam numa coisa e dizem outra, talvez? Assim gastamos anos falando de tudo, menos do que poderá causar tragédias, a qualidade das equipes de Engenharia, das empreiteiras, dos fornecedores de equipamentos etc.

O que vale é o menor preço, que preço?

Apagões e acidentes gravíssimos encheram nossos noticiários. Infraestrutura precária faz parte do nosso dia a dia.

Felizmente temos eleições com inúmeros partidos. Muitos candidatos? Não! Entendam as coligações partidárias como ações entre amigos e o medo de se perder cargos e fantasmas. Tem gente que simplesmente não saberá o que fazer da vida se não ganhar a “boquinha”. Maravilhosamente alguns expoentes existem, dando-nos a esperança de bons governos; em compensação outros preferem distrações às durezas da administração. O povo escolherá quem?

E os discursos?

Que miséria intelectual. Podemos, contudo, ter surpresas. Afinal um bom governo tem muito pouco a ver com prosa e poesia. Precisamos, contudo, ver dentro dos olhos de nossos candidatos se eles sabem o que fazer quando chegarem a seus postos executivos ou legislativos. Temos por que preocupar-nos? Sim e não. Afinal o Brasil superou situações gravíssimas e reaprende a viver sob relativa estabilidade. E a disposição para gastar sem muito critério reaparece assim como toda sorte de projetos e propostas indecentes.

Carecemos de valorização de indicadores de mérito, de análises confiáveis e lógicas sadias de governo. Tudo isso talvez porque sejamos ricos por natureza (mas não de fato, já visitaram nossas vilas em torno dos bairros mais ricos?).

Nosso povo, aliás, a humanidade tem de aprender a ver e optar sobre prioridades. A ONU faz sua parte. Nunca tantas avaliações sociológicas aconteceram com tal profundidade. Os indicadores e metas do milênio são excelentes assim como, agora sem contaminações ideológicas, as análises de distribuição de renda. Ganhamos o IDH-D.

Concluindo, em período eleitoral é momento de se reafirmar a necessidade de Engenharia Social, Engenharia de Projetos, Engenharia de vida sadia. Melhoramos em muitos aspectos, podemos avançar mais e recuperar o que perdemos, principalmente aqueles que gostam do assunto, a confiança no bom governo.



Cascaes

2.8.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário