A mídia, seus novos rumos a qualidade profissional
Há algum tempo vimos uma palestra de nosso amigo e CL do Lions, Fernando Misato, sobre o futuro já (Internet e Inovação) em que ele, para uma sala de garotos e garotas, mostrava entre slides e palavras a importância das redes sociais, blogs, youtube etc., sistemas de registro digital e telecomunicações e a mídia viral, merchandising e novas profissões.
A importância do marketing viral na internet chamou-nos a atenção.
Essa forma de propaganda via internet é tão significativa que tende a viabilizar sistemas de edição de livros (Cascaes, Literatura Técnica Didática Digital - LTDD), educação (Cascaes, Ensino a Distância Inteligente) e cultura em geral sem a necessidade de padrões sofisticados de propaganda e a série de restrições existentes atualmente.
Os livros (YOUTUBE e a revolução digital, 2009), (O Efeito Facebook - Os bastidores da história da empresa que conecta o mundo, 2011) e certamente muitos outros, talvez ainda sem edição no Brasil, demonstram essa revolução que estamos vendo.
Paralelamente as redes sociais e todas as demais (sistemas de cartões de crédito, por exemplo) criam bancos de dados de extremo valor para empreendedores. Ou seja, serviços gratuitos e até outros bem pagos podem ser a melhor base de pesquisa de qualquer vendedor ou produtor, com o prejuízo da perda da privacidade. Isso, aliás, não existe mais diante dos sistemas de segurança. Até para entrar em prédios somos fotografados, filmados e deixamos dados de documentos.
Nesse cenário de universalização de informações sobre desejos, hábitos e até passeios devemos, pelo menos, aproveitar o que pode ser feito de positivo a favor da população. Assim a cobrança do merchandising deveria viabilizar livros técnicos digitais sem custo para o estudante e o profissional assim como outras informações extremamente importantes até para o mais simples consumidor, obrigado a adquirir aparelhos que se dizem feitos sob esta ou aquela norma técnica que, se adquiridas, podem custar mais caro do que o prejuízo de ignorá-las diante de qualquer dúvida técnica.
No Brasil as Normas Técnicas não podem ser fotocopiadas, multiplicadas de qualquer forma sem autorização da ABNT [(Aquisição de Normas) (Normas Técnicas - ABNT)] e ela sobrevive disto.
Por quê? Quando já seria possível disponibilizá-las sem custos para seus usuários, não seria melhor mudar a estratégia de publicação desses instrumentos de proteção ao consumidor, ao povo que depende da qualidade de suas instalações, ao cidadão em qualquer atividade?
O conhecimento de normas técnicas e o acesso à literatura técnica são fundamentais ao sucesso do profissional. A qualidade da Engenharia (Cascaes, A formação do Engenheiro e ser Engenheiro) no Brasil e em qualquer outro lugar depende disso e estamos vendo no mundo inteiro acidentes graças à perda de sensibilidade para qualidade, confiabilidade, riscos, segurança... e normas técnicas.
Falávamos, contudo, da mídia.
Com certeza o mundo está mudando. As redes sociais são uma tremenda revolução e os seus criadores, pelo menos alguns, estão bilionários.
Por quê?
Além de fazerem sistemas de comunicação eficazes e que multiplicam contatos, criam sistemas de extremo valor no apoio aos patrocinadores.
No caso da área técnica podemos ter na propaganda a viabilização de sistemas de divulgação do conhecimento profissional com agilidade e eficácia inimagináveis. Ou seja, as mudanças de métodos de marketing e as necessidades modernas de maior competência profissional podem se dar as mãos e produzir um mundo novo de formação e exercício profissional.
Cascaes
20.3.2011
Aquisição de Normas. (s.d.). Acesso em 20 de 3 de 2011, disponível em Associação Brasileira de Normas Técnicas: http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=936
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 22 de 2 de 2011, disponível em Literatura Técnica Didática Digital - LTDD: http://ltde.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 20 de 3 de 2011, disponível em Ensino a Distância Inteligente: http://eadinteligente.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: A formação do Engenheiro e ser Engenheiro: http://aprender-e-ser-engenheiro.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Internet e Inovação. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com/2010/10/internet-e-inovacao.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Normas Técnicas - ABNT. Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com/
Jean Burgess, J. G. (2009). YOUTUBE e a revolução digital. (R. Giassetti, Trad.) São Paulo: ALEPH.
Kirkpatrick, D. (2011). O Efeito Facebook - Os bastidores da história da empresa que conecta o mundo. (M. L. Oliveira, Trad.) Rio de Janeiro: Editora Intrínsica Ltda.
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