domingo, 27 de março de 2011

Educação e luta

Educação e luta
Educar uma criança, um jovem e até adultos é o grande desafio da Humanidade. O que isso significa, contudo?
Gostamos demais de, em meio a tudo o que encontramos, descobrir no Houaiss (Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa) a maneira mais simples, direta e, para nós, a mais objetiva para o verbete educar: “ verbo -.- transitivo direto (1) dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade -.- transitivo direto (2) transmitir saber a; dar ensino a; instruir -.- transitivo direto (3) fazer (o animal) obedecer; domesticar, domar -.- transitivo direto (4) m.q. aclimar ('adaptar') -.- pronominal (5) procurar atingir um alto grau de desenvolvimento espiritual; cultivar-se, aperfeiçoar-se”
Ou seja, com uma sequência excelente, Houaiss coloca o que seria educar com a inserção do que é tratar um animal, simplesmente, com esse modo de expressão: educar.
Tragédias, crimes, sucessos, exemplos fantásticos etc. aparecem dia a dia no nosso noticiário.
Temos fatos diversos e contrastantes, alguns alertas, contudo, que demonstram a necessidade de se investir pesadamente em educação para o terceiro milênio, pois os padrões anteriores simplesmente não se prestam à nossa época.
Não será transformando seres humanos em pessoas desesperadas a ganhar poder e/ou dinheiro a qualquer custo que teremos alguma tranquilidade. Para quem é educado a enxergar de forma judiciosa as últimas catástrofes, inclusive no Japão, percebe que as pessoas gastam tempo demais para manter padrões de vida ruins (bons de acordo com a mídia) e delegam inúmeras questões importantes, talvez aí residindo boa parte de nossas mazelas.
O tema “trabalhar e viver” não é novo. Temos alguns livros só para registrar o que alguns gênios da Humanidade já disseram e escreveram [ (Masi, A Economia do Ócio) (Masi, O Ócio Criativo) (Russell)]. Devemos, de acordo com esses filósofos, procurar o máximo proveito do conhecimento acumulado, da Tecnologia, da liberdade de ser, estar, pertencer, viver, enfim.
Precisamos valorizar nossa existência e saber o que fazer se dominarmos fobias e aprendermos a reduzir o tempo em que nos comportamos feito máquinas para ganhar dinheiro e gastar para descansar da loucura do trabalho maluco realizado para poder gastar.
O sonho de viver bem, contudo, depende de autoridades passíveis de desvios preocupantes, como está mais do que evidente em nossos noticiários cotidianos.
Graças aos meios de comunicação, redes sociais, youtube, blogs, portais, e-mails etc. podemos assumir funções que delegamos [ (Cascaes) (Information about Demoex)]. O Governo, tanto quanto possível, deve, precisa estar sob nossa vigilância e, melhor ainda, mínimo, reduzido ao essencial.
Para podermos dedicar tempo ao ato de governar a nós mesmos, ainda que infinitesimalmente através de nosso voto entre milhões, devemos estudar, vigiar, acompanhar projetos, observar as decisões dos eleitos e escrever, falar, berrar se necessário, antes de lutas mais sérias, diante de eventuais erros, desatenções e desvios de comportamento de quem decide sobre gerência de usinas de energia, linhas de trens, portos e aeroportos, saneamento básico, serviços de tratamento de água, transporte coletivo, segurança, saúde, educação etc.
As cidades cresceram demais, os riscos de epidemias só aumentam, a violência é rotina e a Natureza não pára, o que fazer?
Devemos todos saber agir, pensar e decidir.
Educar é preciso, e para isso, obviamente, é fundamental valorizar ao máximo nossos educadores, escolas, ambientes públicos onde possamos de alguma forma ensinar nossas crianças e jovens a arte da sobrevivência digna, justa, honesta, competente e eficaz.
Naturalmente aqueles que se enquadrarem como simples animais precisarão ser domesticados, treinados; não é essa, felizmente, a qualidade da maioria das pessoas, ou é?

Cascaes
18.3.2011

Cascaes, J. C. (s.d.). Demoex. Acesso em 10 de 3 de 2011, disponível em Quixotando: http://www.joaocarloscascaes.com/2011/03/demoex.html
Houaiss, A. (s.d.). Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
Information about Demoex. (s.d.). Acesso em 8 de 3 de 2011, disponível em demoex.net: http://demoex.net/en
Masi, D. D. (s.d.). A Economia do Ócio. Rio de Janeiro: Editora Sextante (GMT Editores Ltda.).
Masi, D. D. (s.d.). O Ócio Criativo. Sextante.
Russell, B. (s.d.). O Elogio ao Ócio. (P. J. Junior, Trad.) Donnelley Cochrane Gráfica e Editora do Brasil Ltda.

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