terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A evolução de um líder


Na política temos o espelho público do que é um ser humano. Alguns evoluem e chegam a padrões de sabedoria invejáveis, outros, infelizmente, reforçam taras e atingem a terceira idade sem as qualidades melhores e possíveis nessa fase da vida.
Luiz Inácio Lula da Silva é um Presidente cuja popularidade ao final de dois mandatos mostra eloquentemente que soube atender seu povo. Melhor ainda, revela opiniões e declara conselhos importantes.
O prazer da oposição é dizer que o PAC não se completou, faltou muita coisa.
Sim, e por quê? Nossa legislação é mal feita e o ritual jurídico viabiliza situações absurdas. Algumas leis mostram resultados ridículos. A Lei 8.666/93 não acabou com a corrupção e as leis ambientais servem, acima de tudo, para pessoas de mal com a vida travarem obras extremamente importantes para os brasileiros. Quantos já morreram ou perderão a vida, ganharão deficiências ou perderão tudo o que tem porque projetos importantíssimos foram paralisados?
Obviamente devemos defender a sobrevivência das pererecas, dos sapos, dos periquitos e papagaios assim como proteger, na medida do possível, qualquer tribo ou população de bairros de nossas cidades. O interesse da nação, contudo, é soberano e ela deve, isso sim, compensar prejuízos e não simplesmente parar tudo. Pior ainda é descobrirmos que paramos até por objetos cerâmicos que existem pelo Brasil inteiro, os fazendeiros que o digam.
O desafio dos próximos governantes é enorme. Simplesmente estamos com estradas saturadas, portos deficientes, instalações mal feitas, carência de escolas, hospitais etc.
Falando de hospitais, diante da legislação trabalhista, qual é o louco que se dispõe a fazer e manter hospitais?
A nossa Constituição Federal, prolixa e detalhista demais, é um pesadelo. Outra Constituição é um processo perigoso demais. Que tal começar a sistematicamente excluir artigos dessa bíblia federal mal feita?
É absolutamente urgente simplificar nosso país racionalizando sua legislação.
Talvez devamos criar o equivalente a um Prêmio Nobel da Racionalidade. Algo que possamos destacar e honrar os melhores governos e legisladores. Uma vez por ano teríamos eventos nacionais, estaduais, e municipais homenageando os mais competentes, aqueles que realmente trabalharam para proporcionar ao Brasil um futuro eficaz, concreto e real.
É fácil falar de poesias em torno de coisas bonitas, é muito difícil conciliar tudo com o que precisamos para construir um país seguro, saudável e forte para nossos descendentes.
Nesse final de ano precisamos ouvir atentamente os discursos do Lula que aprendeu a ser presidente. Infelizmente demorou muito a se livrar de alguns radicais. Felizmente mostra, com o orgulho do lançamento de pedras fundamentais e visitando obras que avançam aos trancos e barrancos, que aprendeu, tornou-se um cidadão sábio e competente.
Se alguém duvida, que vejam o volume de obras e a preocupação de distribuí-las entre diversas regiões do Brasil. Uma boa lição para os governadores da Região Sul, onde, em algum(s?) estado(s), paramos ou até regredimos. Creio que não é necessário dizer onde deixamos de fazer estradas, portos, aeroportos, hospitais etc...
Se pairar dúvidas é só, entre muito do deveria ter sido feito, usar a BR 376 nesse período de férias, que pesadelo!

Cascaes
301.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário