quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Internet e a pessoa com alguma deficiência

Para milhões de brasileiros a melhor notícia deste ano poderá ser a nomeação do Ministro Paulo Bernardo para o Ministério das Comunicações e sua manifestação a favor da universalização do acesso à internet via Telebrás.
Ensino a Distância - EAD - (Cascaes), comunicação com mestres e escolas via internet, a possibilidade de pesquisa e visão de museus virtuais, filmes, até a utilização de laboratórios virtuais e jogos educativos é um conjunto de coisas que muitos precisam para estudar ou complementar aulas nem sempre suficientes.
Via WEB pessoas com deficiência sensorial, intelectual e/ou física poderão dispensar deslocamentos eventualmente insuficientes à participação em salas de aula talvez acessíveis com professores que precisam se ocupar do conjunto de alunos, dificilmente dispostos a conviver com crianças, jovens ou adultos carentes de maior atenção.
A inclusão, além disso, pode ser impossível.
É um pesadelo, que passa despercebido à maioria das pessoas, para o surdo, por exemplo, que muitos acham que próteses (caríssimas) são suficientes. Discretamente, em laptops ou em casa o estudante poderá usar recursos de reforço ou de aprendizado ajustados às suas dificuldades sem maiores constrangimentos.
O EAD já é um instrumento de acesso a quem precisa trabalhar e não pode frequentar aulas regulares. Melhor ainda quando aplicado “off line”, sem salas virtuais. Melhorando a velocidade da internet o aluno simplesmente poderá “baixar” a última aula e interagir com os professores como for melhor.
A internet já é uma ferramenta fantástica para quem mora em grandes cidades e tem dinheiro. Precisa, contudo, tornar-se acessível a todos os brasileiros, principalmente para atividades essenciais, destacando-se o aprendizado. Muito mais é possível, contudo, só dependendo do interesse de grupos empresariais e do próprio governo.
Precisamos para aceleração disso tudo de polos de pesquisa e desenvolvimento a favor da pessoa com deficiência, de ambientes de educação e irradiação de meios de educação. Aí a nossa esperança maior, pois a Senadora Gleisi Hoffmann (Cascaes, Observando o trabalho da Senadora Gleisi Hoffmann) tem manifestado interesse nesse projeto (Cascaes, Universidade para os surdos do Brasil) que se reforça com a posição do Ministro Paulo Bernardo.
Tivemos um período em que estatutos (idoso, PcD, criança) foram feitos a partir de leis específicas. Agora chegamos a outro estágio, quando ganhamos a esperança de investimentos pesados a favor de todos nessa área que contém dezenas de milhões de brasileiros.
Em telecomunicações é fundamental reforçar ações políticas e técnicas a favor da multiplicidade de recursos de comunicação, entre eles a utilização da LIBRAS e a colocação de legendas em filmes, que deixam de ser vistos porque simplesmente perdemos acuidade auditiva ou não a possuímos.
O Brasil é uma nação relativamente jovem, o que faz com que muitas situações sejam ignoradas, em especial a do idoso e da pessoa com deficiência. É fácil perceber isso no desprezo pelo pedestre a na mídia do automóvel, onde simplesmente nada é feito para neutralizar excessos e omissões dolorosas.
Governos podem evoluir ou regredir. Nossa esperança é muito grande diante de alguns eleitos ou nomeados para cargos importantes. Precisamos de acessibilidade e segurança, educação e ampliação de recursos a favor de todos que queiram aprender, andar, usar o transporte coletivo, integrar-se a uma sociedade ainda tremendamente restritiva.
O ministro Paulo Bernardo pode muito e nossa senadora já se manifestou diversas vezes a favor de quem precisa de algo mais do que simples ruas asfaltadas. A esperança é grande.
Cascaes
5.1.2011

Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 5 de 1 de 2011, disponível em Ensino a Distância Inteligente: http://eadinteligente.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 5 de 1 de 2011, disponível em Observando o trabalho da Senadora Gleisi Hoffmann: http://observando-a-gleisi-hoffmann.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Acesso em 5 de 1 de 2011, disponível em Universidade para os surdos do Brasil: http://universidadeparaossurdos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário