Em Curitiba temos um programa de valor incomensurável na Secretaria Municipal da Educação, o Programa Comunidade Escola (Cascaes), capaz de sobreviver com verbas homeopáticas e entusiasmo de gigantes entre seus promotores. Nele sentimos que no Ensino Fundamental os professores são mais do que simples profissionais. Tanto carinho pelos seus alunos só pode ser explicado pela extensão do sentimento de amor paternal e maternal aplicado a crianças que precisam de tudo, principalmente de amor.
Algumas escolas se destacam e nelas vemos atuações extremamente interessantes, como, por exemplo, a preparação dos alunos para um concurso de mecatrônica, algo de extremo valor para a indústria, principalmente.
Onde?
Um belo exemplo na Escola Municipal Cel. Durival Britto e Silva, que desenvolve o projeto Lego Robótica desde 2007. O nome da equipe é “CONECTADOS”. Participou dos campeonatos regionais do Paraná em 2008, 2009 (ganhando o prêmio de melhor Robô) e em 2010 conquistando o prêmio de melhor torcida, demonstrando o interesse dos colegas pelo certame, sendo que em 2010 a equipe conseguiu classificação para participar do Campeonato Brasileiro da “First Lego League” em São Paulo.
Em 2011 estão novamente se preparando para o Campeonato Regional e, quem sabe, novamente o brasileiro. Precisam de patrocínio, entretanto, para poderem ser competitivos . Fazem uma campanha para conseguirem os seguintes materiais:
• Uma câmera fotográfica e/ou uma filmadora
• Uma maleta do Robô NXT (valor estimado: R$2.600,00)
• Camisetas para a competição (valor estimado: R$432,00)
Algumas informações importantes:
O que é a FIRST Lego League (FLL)? A FLL é um programa global criado para envolver e incentivar jovens no mundo ciência e tecnologia. Com participantes entre idades de 9 e 15 anos, a FLL utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na investigação e resolução de problemas, colocando-os em contato com o mundo da engenharia Os pilares do programa são os seus valores fundamentais, os quais enfatizam: contribuir com os colegas, espírito desportista, aprendizado contínuo e envolvimento com a comunidade.
Cada desafio anual tem duas partes, o Projeto de Pesquisa e o Robô. Trabalhando em equipes de até 10 jovens, todos guiados por pelo menos um adulto, os jovens têm um curto período de tempo para:
• Criar um robô autônomo que, em 2 minutos e 30 segundos, deve executar missões pré-estabelecidas.
• Analisar, investigar, e inventar uma solução para uma dada tarefa.
• Criar uma apresentação sobre sua solução inteligente e demonstrá-la para a banca de jurados.
O ponto culminante de todo esse trabalho árduo é a participação em um evento FLL.
Os eventos FLL são muito semelhantes! Os juízes assistem aos robôs nas partidas, marcando a pontuação dos jogos. Jurados revisam as apresentações do Projeto de Pesquisa das equipes. As equipes ganham prêmios e troféus em um ambiente de muita diversão, reconhecimento e aprendizado!
No ano de 2010 o tema da pesquisa foi “transportes” e a equipe da escola apresentou um projeto sobre a segurança no cruzamento das linhas férreas. Este ano o tema é Biomedicina. Apresentarão um projeto sobre a importância do alongamento na melhoria da capacidade física dos alunos. Um engenheiro Biomédico criou um aparelho que mede a capacidade de alongamento das pessoas, tendo emprestado o aparelho para fazer as medições nos alunos e para comparações dos resultados após um programa de alongamento, que será desenvolvido na escola.
Isso existe em Curitiba, que maravilha!
Cascaes
12.9.2011
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