quarta-feira, 29 de junho de 2016

Uma data para muitas lembranças

Um século e muitas diferenças



Em 29 de junho temos comemorações (datas simbólicas) memoráveis (1) e lembranças deprimentes. Há 101 anos a Humanidade estava imersa na Primeira Guerra Mundial e no Genocídio Armênio (2) que a Humanidade fazia de conta de que não existia, algo extremamente semelhante a outros que ainda acontecem.
Os guerreiros destruíam tudo, coisa de fazer inveja aos fanáticos atuais.
Para nós, família Cascaes, o dia 29 de junho é o aniversário de nascimento de Pedro Cascaes, um ser humano exemplar cuja extrema inteligência e coragem fez uma tremenda falta após seu falecimento em 27 de novembro de 1966.
Em primeiro de junho, dois anos depois de meu pai, nasceu minha mãe Francisca Baião Cascaes.
Penso muito em meu ambiente familiar de infância onde a meus pais criaram seus filhos. Era severo, mas carinhoso. Disciplinador em relação ao que fazíamos, mas altamente tolerante com ideias, questionador e educativo. Algo que se completava com as muitas personalidades de destaque no Colégio Santo Antônio em que eu tive a honra de estudar.
Nosso pai (eu, Sônia Maria e Pedro Filho) era um líder natural, uma pessoa que se impunha sem violência e extremamente preocupado com o Direito, a Justiça, a família e seus passarinhos, que adorava.
Infelizmente morreu cedo demais, fazendo muita falta a seus filhos, esposa, irmãos, irmãs e amigos, com certeza.
Somos o produto disso: família, ambiente social, culturas, eventos impactantes. Felizmente a evolução existe e agora, século 21 podemos esperar um futuro melhor para nossos descendentes se eles forem suficientemente inteligentes e capazes de escapar de processos de lavagem cerebral e padronização de comportamentos.
É bom sentir que a liberdade com responsabilidade íntima, real, honesta e competente funciona. Esse é nosso desafio se quisermos respeitar a memória de pessoas extraordinárias, como o foi Pedro Cascaes.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 29 de junho de 2016

1. Calendário Sazonal. [Online] [Citado em: 29 de 6 de 2016.] http://www.datascomemorativas.me/.
2. Genocídio armênio. Wikipédia. [Online] [Citado em: 29 de 6 de 2016.] https://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_arm%C3%AAnio.





Um comentário:

  1. Hoje o céu está em festa, pai!
    Saudades do vô que não tive a felicidade de conhecer...
    Parabéns vô!

    ResponderExcluir