quarta-feira, 29 de junho de 2016

Uma data para muitas lembranças

Um século e muitas diferenças



Em 29 de junho temos comemorações (datas simbólicas) memoráveis (1) e lembranças deprimentes. Há 101 anos a Humanidade estava imersa na Primeira Guerra Mundial e no Genocídio Armênio (2) que a Humanidade fazia de conta de que não existia, algo extremamente semelhante a outros que ainda acontecem.
Os guerreiros destruíam tudo, coisa de fazer inveja aos fanáticos atuais.
Para nós, família Cascaes, o dia 29 de junho é o aniversário de nascimento de Pedro Cascaes, um ser humano exemplar cuja extrema inteligência e coragem fez uma tremenda falta após seu falecimento em 27 de novembro de 1966.
Em primeiro de junho, dois anos depois de meu pai, nasceu minha mãe Francisca Baião Cascaes.
Penso muito em meu ambiente familiar de infância onde a meus pais criaram seus filhos. Era severo, mas carinhoso. Disciplinador em relação ao que fazíamos, mas altamente tolerante com ideias, questionador e educativo. Algo que se completava com as muitas personalidades de destaque no Colégio Santo Antônio em que eu tive a honra de estudar.
Nosso pai (eu, Sônia Maria e Pedro Filho) era um líder natural, uma pessoa que se impunha sem violência e extremamente preocupado com o Direito, a Justiça, a família e seus passarinhos, que adorava.
Infelizmente morreu cedo demais, fazendo muita falta a seus filhos, esposa, irmãos, irmãs e amigos, com certeza.
Somos o produto disso: família, ambiente social, culturas, eventos impactantes. Felizmente a evolução existe e agora, século 21 podemos esperar um futuro melhor para nossos descendentes se eles forem suficientemente inteligentes e capazes de escapar de processos de lavagem cerebral e padronização de comportamentos.
É bom sentir que a liberdade com responsabilidade íntima, real, honesta e competente funciona. Esse é nosso desafio se quisermos respeitar a memória de pessoas extraordinárias, como o foi Pedro Cascaes.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 29 de junho de 2016

1. Calendário Sazonal. [Online] [Citado em: 29 de 6 de 2016.] http://www.datascomemorativas.me/.
2. Genocídio armênio. Wikipédia. [Online] [Citado em: 29 de 6 de 2016.] https://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_arm%C3%AAnio.





terça-feira, 14 de junho de 2016

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Atentado terrorista em Orlando une as esquerdas e ...

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Atentado terrorista em Orlando une as esquerdas e ...: FOLHA DE SP - 14/06 No meu artigo anterior, afirmei que as esquerdas não têm pudor em utilizar o sofrimento humano como arma política. O ate...

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Lava-Jato em xeque - MERVAL PEREIRA

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Lava-Jato em xeque - MERVAL PEREIRA: O GLOBO - 14/06 Em uma das gravações clandestinas do ex-senador Sérgio Machado, ele afirma que, depois que o STF decidiu que é possível de...

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Sombras na Eletrobras - JOSÉ CASADO

PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Sombras na Eletrobras - JOSÉ CASADO: O GLOBO - 14/06 Inquéritos exibem corrupção só comparável à da Petrobras. Sociedades com grupos privados são cobiçadas pelo potencial de pro...

sábado, 4 de junho de 2016

O MPs e a importância de acionamento dos Ministérios Públicos

Defining Sustainability | Jason Lord | ZDAY 2016 Los Angeles







Publicado em 30 de mar de 2016
Presented at the 8th Annual Zeitgeist Day [ZDAY] in Los Angeles, CA on March 26th, 2016.

Jason Lord presents his ZDAY Keynote "Defining Sustainability" in regards to The Movement's train of thought. He discusses how Sustainability is not a thing (such as a final state) but rather an ongoing process that is observable in both the natural world and technical systems.

About:
“Zeitgeist Day” also known as “ZDAY” for short, is the Movement's global awareness campaign that features a main event with prominent Movement speakers and guests from all over the world, while working in solidarity with hundreds of other parallel events occurring during the same day and/or weekend. The gesture is one of global unity towards social betterment and a more humane society.

What is the Zeitgeist Movement?
The Zeitgeist Movement is a global sustainability activist group working to bring the world together for the common goal of species sustainability before it is too late. Divisive notions such as nations, governments, races, political parties, religions, creeds or class are non-operational distinctions in the view of The Movement. Rather, we recognize the world as one system and the human species as a singular unit sharing a common habitat.


LIKE The Zeitgeist Movement @ https://www.facebook.com/tzmglobal
FOLLOW The Zeitgeist Movement @ https://twitter.com/tzmglobal
JOIN THE MAILING LIST: http://www.thezeitgeistmovement.com/
SUBSCRIBE TO THIS CHANNEL: http://www.youtube.com/subscription_c...

Paradigmas modernos

Paradigmas modernos

Participamos de uma inspeção de um prédio; entre nós um senhor humilde e malvestido era o mestre pedreiro que apoiava os engenheiros e vendedores. Aparentemente ninguém se interessou pela personalidade, pela vida daquele senhor que construiu a partir do zero uma carreira honesta, com certeza inúmeras vezes arriscando sua vida. Seu salário? Não tivemos coragem de perguntar, deve ser ridículo em relação à importância de suas atividades.
Será que seus filhos sabem quanto o pai é valoroso?
O Ministério do Trabalho e os sistemas de saúde têm estatísticas dos heróis do trabalho. Anualmente, principalmente pelo desprezo de seus patrões, centenas de milhares de brasileiros sofrem acidentes graves, morrem ou ficam com lesões permanentes em atividades de risco e insalubres. Formam um contingente de heróis na luta pela construção do Brasil, existe algum monumento ou praça, ou museu dedicado ao trabalhador anônimo que fez, constrói e trabalhará pelo Brasil?
As lutas ideológicas e principalmente o pavor das elites de que o cidadão honesto, comum, trabalhador e dedicado a uma profissão produtiva ganhe destaque explica muito da alienação a seus valores. Ao contrário, interessa a quem manda a alienação, a dispersão de atenção fora do horário do trabalho.
Até poucos tempos passados só os profissionais das guerras imperialistas mereciam respeito, afinal davam a vida em favor dos interesses alheios às suas necessidades...
Felizmente os tempos mudam. Atualmente em qualquer residência os seres humanos descobrem a importância do bom eletricista, encanador, pintor, do artífice ao profissional de nível superior que falhando transformará a vida da família em um pesadelo.
Em países mais desenvolvidos descobrimos museus fantásticos dedicados ao trabalho, à tecnologia, ao resultado de inovadores, inventores e sábios. As bibliotecas e museus tecnológicos são templos do conhecimento e dentro deles encontramos trabalhos interessantes e guias escolares mostrando a seus alunos o que encontram e explicando para quê existem.
De qualquer maneira o famoso “mercado” descobriu que a contracultura dá dinheiro, principalmente se dirigida aos jovens.
Vivemos uma época em que a grife ganhou uma importância tão grande que até nossas madames gostam de servir de outdoors. Jogadores, esportistas e atletas ostentam marcas de produtos industrializados. Os patrocinadores da mídia viabilizam programas imensos e vazios. Os especialistas em merchandising trabalham para esvaziar as mentes e encher os corações de banalidades.
O que nos preocupa é o que constatamos pessoalmente fazendo enquetes em bairros mais humildes: a maioria dos jovens quer ser jogador de futebol. E se não forem? Continuarão fascinados com as riquezas e poderes de seus ídolos? Pensarão em outras profissões? Terão orgulho de suas opções não esportivas? Serão competentes? Vão aderir ao ganho fácil da criminalidade?
Parece que instintivamente percebem, gradativamente e talvez tardiamente, que poderão ser tão vazios quanto as bolas que chutam. A vida adiante dará um choque de realidade e a percepção do tempo perdido.
Precisamos promover a honestidade, não?
As manifestações contra a corrupção ganham força e esperamos que continuem se avolumando. Mais importante seriam atos de vergonha nacional; o dia da vontade de trabalhar merece ser criado. Que as profissões, trabalhadores e suas corporações já com dias consagrados gastem esses momentos promovendo suas carreiras, especialistas, seus heróis e mártires.
Exemplificando, sempre que passamos por Itajaí, Santa Catarina, lembramo-nos do cidadão que morreu fechando válvulas de um terminal de gás que, incendiado, explodiria boa parte da cidade. Será que seu nome é relembrado anualmente?
No Setor Energético colecionamos vítimas. Os museus das concessionárias não fazem referência a esses heróis...
Algum sindicato tem galerias e museus mostrando seus grandes profissionais e suas qualidades? Quando muito aparecem em revistinhas de uso exclusivo dos seus associados, quanta alienação!
Nossas cidades se preocupam em valorizar os bons profissionais? Esquecem que a notoriedade e seus predicados dependem de idealistas, planejadores, construtores e operadores excepcionais? Naturalmente existem exceções, são poucas, contudo.
Com certeza isso existe, ainda que residualmente. Muitas ruas e praças têm nomes de professores e de outros trabalhadores, empreendedores e artistas locais; nelas descobrimos porque assim são denominadas?
Precisamos de circos, arenas, coliseus e gladiadores, gostamos atavicamente de acreditar que temos algo em comum com essa gente que corre atrás de um esférico. Ganhamos anéis de concreto monstruosos. As cidades passam a ter coisas “arquitetônicas” como se fossem bolhas de insanidade além das famigeradas “torcidas organizadas”.
Agora só falta construirmos imensos hospitais, escolas, boas creches e em número suficiente, fábricas, ateliês, objetos educativos e cidades decentes. Aproveitando o que precisamos fazer vamos trabalhar para valorizar nossos cientistas, planejadores, urbanistas, engenheiros etc. Há muito a ser feito.
A propósito, quem sabe o nome e a vida dos valentes lutadores e pesquisadores contra nossas endemias? Quem foram aqueles que de fato viabilizaram a agroindústria no Brasil? Onde estão os nomes dos técnicos e engenheiros que nos deram a infraestrutura energética de nosso país?
Está na hora de descobrirmos o Brasil que trabalha, estuda, luta pela construção de nossas vidas.
Nos finais de semana, em momentos de alienação saudável e necessária, vamos torcer pelos nossos times. Cuidado apenas para não engordar comendo salgadinhos e tomando bebidas alcoólicas, principalmente estas, patrocinadoras dos circos de concreto e espetáculos que inauguraram.

Nossos heróis serão modelos para nossos filhos...

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SUA ORIGEM E DESTINO??

Mauro Ignácio adicionou 3 novas fotos.
4 h
SUA ORIGEM E DESTINO?? Em vistoria na Rua Justo Manfron encontrei a equipe que realiza a pesquisa Origem Destino – Grande Curitiba, que vai traçar o panorama dos deslocamentos e das demandas do transporte em Curitiba e na região metropolitana
O levantamento vai permitir maior segurança na definição de estratégias sobre a mobilidade da capital. “Curitiba é hoje uma metrópole com alto grau de complexidade. Isso não permite erros na tomada de decisões. Por isso, esta pesquisa é fundamental. Ao final, teremos em mãos um conjunto precioso de informações e ferramentas para o planejamento da mobilidade em Curitiba, assim como nos municípios vizinhos, além de muitos outros aspectos vitais para o desenvolvimento da cidade” explica o presidente do IPPUC
Curtir
Comentar

Viviane Vaz : Brasil na balança da União Europeia - Le Monde Diplomatique Brasil

Viviane Vaz : Brasil na balança da União Europeia - Le Monde Diplomatique Brasil

Raw: Paris's River Seine Overflows From Rainfall







Publicado em 1 de jun de 2016
The River Seine has overflowed its banks in Paris, as floods hit or threaten cities and towns around France. (June 1)

Subscribe for more Breaking News: http://smarturl.it/AssociatedPress
Get updates and more Breaking News here: http://smarturl.it/APBreakingNews

The Associated Press is the essential global news network, delivering fast, unbiased news from every corner of the world to all media platforms and formats.
AP’s commitment to independent, comprehensive journalism has deep roots. Founded in 1846, AP has covered all the major news events of the past 165 years, providing high-quality, informed reporting of everything from wars and elections to championship games and royal weddings. AP is the largest and most trusted source of independent news and information.
Today, AP employs the latest technology to collect and distribute content - we have daily uploads covering the latest and breaking news in the world of politics, sport and entertainment. Join us in a conversation about world events, the newsgathering process or whatever aspect of the news universe you find interesting or important. Subscribe: http://smarturl.it/AssociatedPress

http://www.ap.org/
https://plus.google.com/+AP/
https://www.facebook.com/APNews
https://twitter.com/AP

Torrential rain brings flooding from Paris to Prague







Publicado em 1 de jun de 2016
Northern Europe has continued to be lashed by torrential rain, bringing extensive flooding to Belgium, Germany and France.

Paris has never experienced so much rain in May since records began in 1873.

The scenes of flooding along the River Seine have been known in winter - though the fact it has been happening in June has caused surprise.

The A10 near Orleans resembled less a motorway on Wednesday than a river or a canal.

Hundreds of motorists became stranded. The army intervened to take them…
READ MORE : http://www.euronews.com/2016/06/01/to...

What are the top stories today? Click to watch: https://www.youtube.com/playlist?list...

euronews: the most watched news channel in Europe
Subscribe! http://www.youtube.com/subscription_c...

euronews is available in 13 languages: https://www.youtube.com/user/euronews...

In English:
Website: http://www.euronews.com/news
Facebook: https://www.facebook.com/euronews
Twitter: http://twitter.com/euronews
Google+: http://google.com/+euronews
VKontakte: http://vk.com/en.euronews